segunda-feira, 13 de junho de 2011

Plano de Intervenção Pedagógica-

"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda."


(Paulo Freire)

INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Intervir é atuar com o intuito de influir, tomar parte, envolver-se, tornar-se mediador,
agir a fim de influenciar o desenvolvimento de alguma coisa.
No sentido educacional, intervir tem como foco eminentemente a ação pedagógica
com o objetivo de garantir aos estudantes o direito de aprender. Essa aprendizagem,
embora seja um grande desafio, é um direito de todos conforme preconiza a
Constituição Federal.
Nesse contexto, a intervenção pedagógica é uma ação de toda a comunidade escolar
que pactua o compromisso de promover a melhoria da aprendizagem do estudante.
Considerando os resultados apresentados é de fundamental
importância, nesse momento, intervir pela melhoria da aprendizagem, confirmando
esse direito. Assim, a escola deve elaborar um Plano de Intervenção com propostas
concisas e eficazes capazes de trazer modificações substanciais para o aprendizado
dos estudantes


Metas da Secretaria



A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, consciente da
urgência da melhoria do desempenho dos alunos, definiu metas desafiadoras
e necessárias para os próximos 4 anos:
Garantia de que toda criança esteja lendo e escrevendo até os 8 anos
de idade
Elevação dos índices de aprendizagem (PROEB, SAEB, Prova Brasil,
ProAlfa)
Redução das diferenças regionais
Acreditamos que para concretizar essas metas, toda escola deve estar
consciente de que pode, e deve fazer a diferença.

Ações importantes para alcançar estas metas
Devemos parar e refletir sobre algumas perguntas que precisam ser feitas
no interior de cada escola, nas Regionais e na SEE. No nosso cotidiano,
temos realizado estas ações?

O aluno no centro das atenções
Chegou a hora, e não era sem tempo, de transformarmos nossa maneira de
fazer, e mudar de verdade, colocando o desempenho escolar de nossos
alunos como eixo do trabalho a ser desenvolvido. A avaliação deve ser o
ponto de partida para alcançarmos o sucesso de todos. Quando o aluno
brilha a escola brilha com ele.

-Elaboração do Plano de Intervenção Pedagógica
Um bom plano tem que ser exeqüível. Não
adianta tentar reinventar a roda. O plano
deve ter objetivos claros, com metas bem
definidas e ações adequadas que respondam
aos problemas identificados na análise dos
boletins. Apresentamos um roteiro de plano
para auxiliar no trabalho de elaboração:


1. Identificar o problema: Situação Atual


Para o preenchimento deste item do plano, com a ajuda dos resultados das
avaliações, deverão ser identificados os alunos com maiores dificuldades
de aprendizagem, as características dessas dificuldades, e as causas dos
problemas apresentados pelos alunos (são de ordem cognitiva, familiar?
é uma questão de saúde ou outra deficiência?) Muitas escolas não
conseguirão avançar na identificação das causas, por não conseguirem se
aproximar das famílias e vice-versa, mas estes dados são importantes
para sabermos onde e como agir.
2. Estabelecer metas: Situação Desejada


As metas devem priorizar o aprendizado do aluno como foco da ação do
professor. E serem expressas com objetividade e clareza, com prazos
de execução, para que qualquer pessoa, seja da escola ou da comunidade,
possa acompanhar essas ações. Para isso sugerimos a criação de murais
Cada grupo de professores deve apresentar as ações que decidiram tomar
para melhorar o desempenho do seu grupo de alunos e as metas para o
futuro •


Toda a equipe da escola deve preencher coletivamente o plano de
intervenção pedagógica do turno, juntando as ações e idéias levantadas
em cada grupo de discussão
No final deste preenchimento, deve haver consenso entre o grupo
de professores de que este é o melhor caminho para a melhoria do
desempenho dos alunos desta escola .
Guia para Organização do Plano de Intervenção Pedagógica
com as metas e a divulgação dos resultados parciais à medida que forem
sendo alcançados.


3. Definir as ações: Caminho
Neste item, o trabalho coletivo dos professores e especialistas é
fundamental, pois toda a escola deverá ser mobilizada no sentido de
buscar alternativas de intervenções para mudar o quadro atual e atingir
as metas. Esta tarefa não é só do professor, mas será na sala de aula que
o processo terá maior expressão.


4. Definir responsabilidades: Pessoas


Dividir as responsabilidades é permitir que cada um faça a sua parte.
Desde o porteiro da escola até o diretor, todos podem dar sua
contribuição. A participação de todos na responsabilidade do alcance das
metas estabelecidas deve ser evidenciada e exigida. Por isso é essencial
definir quem será responsável pelo quê.
“TODOS DEVEM PARTICIPAR"


4.1 - Desafio da implementação
O plano de intervenção pedagógica deve
ser encarado como um desafio para
todos nós. Devemos buscar alternativas
diversificadas e enfrentarmos esta
realidade de frente como um problema
“pessoal”. Precisamos realizar esforços,
ainda maiores, para que este cenário

A importância da gestão da escola


O papel do Diretor como coordenador, incentivador e facilitador do processo
é fundamental:
Garantindo que o supervisor pedagógico trabalhe em conjunto com o
corpo docente
Fazendo reuniões periódicas com sua equipe
Garantindo que todos os professores reflitam sobre os resultados das
avaliações
Estimulando a troca de experiências entre professores
Traduzindo os resultados das avaliações externas em estratégias de
gestão que conduzam ao crescimento geral da escola.

O ENSINO DA MELHOR QUALIDADE


Nas palavras de Terezinha Rios:
“O Ensino da melhor qualidade é aquele que cria condições para a formação
de alguém que sabe ler, escrever e contar.
LER não apenas as cartilhas mas os sinais do mundo, a cultura
do seu tempo
ESCREVER não apenas nos cadernos, mas no contexto de
quem participa, deixando seus sinais, seus símbolos
CONTAR, não apenas números, mas sua história, espalhar
sua palavra, falar de si e dos outros
CONTAR e CANTAR (...) nas expressões artísticas,
nas manifestações religiosas, nas múltiplas e diversificadas
investigações científicas.”


Menina dos olhos da educação


A Educação Infantil é o ponto de partida da boa aprendizagem

मेनिना

Verdades da Profissão de Professor
Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.
Paulo Freire