domingo, 27 de novembro de 2011

Dia D " Projeto " Étnico-Racial!"





" DIA D"

ACONTECEU NO DIA 05/11/11 CONFORME AGENDA DO PROJETO ÉTNICO RACIAL DA ESCOLA MUNICIPAL MATHILDE CORDEIRO DE AQUINO O "DIA  D ". UM MOMENTO  IMPORTANTE QUE CONTOU EFETIVAMENTE COM A PARTICIPAÇÃO DA DIREÇÃO, ESPECIALISTAS, PROFESSORES E  TODOS OS OUTROS SEGMENTOS DA ESCOLA, ALÉM DA PRESENÇA IMPORTANTÍSSIMA DOS REPRESENTANTES DE PAIS E ALUNOS QUE FARÃO OFICIALMENTE PARTE DA COMISSÃO DO PROJETO "CULTURA E IDENTIDADE: COMUNICAÇÃO PARA A IGUALDADE ÉTNICO-RACIAL".

Projeto " Étnico-Racial!"

Projeto " Cultura e Identidade: Comunicação para a Igualdade Étnico-Racial!"



JUSTIFICANDO!



LEI 10.639 e LEI 11.645 - ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA

Em 2003, a Lei 10.639 alterou a LDB (lei 9.394/96) para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade do estudo dahistória e cultura afro-brasileira. No ano de 2008, a Lei 11.645 alterou novamente a LBD para incluir no currículo a obrigatoriedade do estudo da história e cultura dos povos indígenas. Assim, a legislação passou a exigir a inclusão no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. Seguem abaixo as partes principais das leis 10.639 e 11.645:

LEI Nº 10.639 - DE 9 DE JANEIRO DE 2003

Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências.

Art. 1º - A Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar acrescida dos seguintes arts. 26-A, 79-A e 79-B:

"Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.

§ 1º O conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.

§ 2º Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras.

"Art. 79-B. O calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como ‘Dia Nacional da Consciência Negra’."

Art. 2º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

---------------------------------------------------------------------------------------------

LEI Nº 11.645 - DE 10 MARÇO DE 2008.

Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.

Art. 1º - O art. 26-A da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar com a seguinte redação:

“Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.

§ 1º O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.

§ 2º Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras.”

Art. 2º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
 

SOMOS TODOS IGUAIS,
SOMOS TODOS IRMÃOS.
                                                                                       ( CF-1967)


* QUER SABER MAIS? PESQUISE: 


 AGENDA!
CULMINÂNCIA DOS TRABALHOS!


DEDICAMOS O ÚLTIMO BIMESTRE DO ANO PARA DEBATER E REFLETIR SOBRE AS DIFERENÇAS RACIAIS E A IMPORTÂNCIA DE CADA UM NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE NOSSA COMUNIDADE, ESTADO E PAÍS. COM ESSE TRABALHO ESPERAMOS QUE A CONSCIÊNCIA DE VALORIZAÇÃO DO SER HUMANO ULTRAPASSE  AS FRONTEIRAS DA VIOLÊNCIA, DO PRECONCEITO E DO RACISMO. AFINAL," TODO BRASILEIRO, MESMO O ALVO, DE CABELO LOURO, TRAZ NA ALMA, QUANDO NÃO NO CORPO,  A SOMBRA, OU PELO MENOS A PINTA, DO INDÍGENA OU DO NEGRO..."GILBERTO FREYRE.



























Arte com tintas e mãos na Educação Infantil!


           Entre tintas de várias cores,meninos e professores brincam com as ideias,usando as mãos e papéis e personagens vão sendo criados para depois fazerem parte de historias coletivas nas salas da Educação Infantil da E.M.Mathilde Cordeiro de Aquino.
















Num certo dia alunos e professores resolveram brincar com tintas.Eram tintas de muitas cores.Cores primárias que quando juntas davam origens a outras cores.Cores que podiam expressar os sentimentos de todos na sala de aula.Para participar ainda da brincadeira foram convidadas as mãozinhas das crianças.Mãos pequenas e grandes, gordas e magrinhas,brancas e  pretas.Mas todas elas quando colocadas sobre as tintas faziam grandes coisas.Bichinhos de várias cores.Borboletas vermelhas,azuis,amarelas e galinhas também coloridas.Cada um com sua historia.E no final cada um dos bichinhos criados com tintas de várias cores e mãos de todos os jeitos começaram a fazer parte de história bem legais inventadas pelas crianças e professores.
Elas recebiam nomes e tinham características bem diferentes, mas que juntas passaram a fazer parte de um cenário legal no mundo da imaginação dos meninos e meninas que brincaram com tintas e mãos naquela manhã.

Gracilda S.V.Cavalcante

ITAU - investindo nos alunos!





O Banco Itaú está doando 8 milhões de livros infantis através do Programa Itaú Criança, da Fundação Itaú Social.E nossa escola também recebeu das mãos do Gerente do Itaú de Pirapora, o Senhor Sérgio uma quantia de  100 livros de literatura que farão parte de nosso acervo literário. Esta ação visa incentivar a leitura de crianças de até 06 anos de idade, através da contação de histórias por meio de livros infantis ilustrados. 
Bill Gates  disse:" Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história."

Os 100 livros são cuidadosamente selecionados pela Fundação Itaú Social para ajudar a despertar desde cedo o gosto pela leitura.
Diretoras e Alunos das Escolas Mathilde Cordeiro de Aquino, Dona Candida Mendes Álvares e Dr. Otávio Vieira Machado recebendo os livros doados pela Fundação Itaú Social
Você também pode começar a organizar em sua casa uma biblioteca doméstica.Basta acessar o link da Fundação Itaú Social e solicitar hoje mesmo.Quanto mais cedo melhor.Pois, a educação muda o Brasil e o Itaú participa dessa mudança investindo em você.
Acesse: ww2.itau.com.br/itaucriança/questionario.aspx

PROEB-2011 NA ESCOLA!


Nos dias 23 e 24 de novembro nossos alunos do 5º ano participaram mais uma vez do processo de avaliação do SIMAVE.Foram realizadas as avaliações de português e matemática durante esses dias.Acima da direita para a esquerda os membros da Comissão de Acompanhamento(Senhoras Izilda,Denize Kazue e Solange Alves) e os professores Aplicadores das avaliações as Senhoras Ana Lúcia Pereira e Vilma Magalhães .  
Em nossa escola foram avaliadas durante esses dois dias 70 crianças das 73 matriculadas no 5º ano.

Você sabe o que é SIMAVE, PROALFA E PROEB? ENTÃO LEIA E SE INFORME.

SIMAVE
O Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública, - SIMAVE - é responsável pelo desenvolvimento de programas de avaliação integrados. O SIMAVE objetiva desenvolver programas de avaliação cujos resultados forneçam informações importantes para o planejamento de ações em todos os níveis do sistema de ensino. O SIMAVE aponta as prioridades educacionais tanto para professores, especialistas e diretores quanto para os gestores do sistema, sendo fundamental na definição de ações e para subsidiar políticas públicas para uma educação eficaz. Pela relevância de suas informações, o SIMAVE é um pilar do Projeto Estruturador do Governo de Minas Gerais.
Para conhecer, entender e atender o sistema público mineiro de Educação, a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais criou o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública, o SIMAVE, em 2000. A partir de 2003, o SIMAVE foi aperfeiçoado e ampliado. Desde a instalação do sistema, avaliações anuais são realizadas em Minas Gerais, verificando o desempenho de alunos das redes Estadual e Municipal de ensino. Em 2008, por exemplo, a avaliação de Língua Portuguesa contou com a participação de 10.210 escolas e 662.066 alunos, e a de Matemática com 10.198 escolas e 647.313 alunos.
Com as avaliações do PROEB, do PAAE e do PROALFA, o SIMAVE possibilita à Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais - SEE/MG realizar diagnósticos educacionais para identificar necessidades, e demandas do sistema, das escolas, dos professores e dos alunos. Em posse dos dados do SIMAVE, a SEE/MG estrutura políticas e ações diretamente vinculadas aos resultados de aprendizagem, à qualificação docente, à valorização da escola pública e ao fortalecimento da qualidade da educação em Minas Gerais.

 PROALFA

O Programa de Avaliação da Alfabetização - Proalfa, cuja primeira avaliação ocorreu em 2005, verifica os níveis de alfabetização alcançados pelos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, da rede pública, sendo censitária no 3º ano. Os resultados dessa avaliação são usados para embasar as intervenções necessárias no processo de alfabetização/letramentos dos alunos.

 PROEB

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica - Proeb - tem por objetivo avaliar as escolas da rede pública, no que concerne às habilidades e competências desenvolvidas em Língua Portuguesa e Matemática. Não se trata, portanto de avaliar individualmente o aluno, o professor ou o especialista. O Proeb avalia alunos que se encontram no 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio.


EM BREVE CONHEÇA OS RESULTADOS DE NOSSA ESCOLA NESSES PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DESDE O ANO DE 2005.